quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Injustiçado?

Estava lendo a revista Placar comemorativa pelos seus 40 anos e me deparei com uma resenha do Sérgio Xavier Filho sobre o Dunga e a seleção brasileira. Sei que já é tarde pra falar mais uma vez sobre Dunga vs seleção, já passara a Copa do Mundo e a badalação da seleção brasileira, mesmo assim é inevitável falar.

Sérgio Xavier Filho relatou que o Dunga poderia ter sido injustiçado, já que o Brasil triturou Argentina, Itália e Inglaterra. É verdade, poderia, mas não foi assim.

Apesar de o Brasil ter feito uma boa campanha, ter ganhado a Copa das Confederações, e ter triturado esses grandes times, isso não apaga a amarga derrota. É claro que não podemos esquecer que o Dunga formou uma das defesas mais sólidas de todos os tempos, fez um bom trabalho, ganhou a maioria de seus jogos do seu jeito e foi parado pela Holanda. Mas, como acabei de dizer, ele fez isso tudo do seu jeito, ocultando o jeito brasileiro de jogar.

Sendo assim, não importa se o Brasil ganhou de A ou B, o negócio é a forma como ganhou, é claro que ganhar jogos e ser campeão por um futebol feio é bom também, e, aliás, quem não comemoraria uma Copa do Mundo assim? Mas quando perde assim também meu amigo, as coisas se complicam. Um exemplo disso, ainda nessa copa, foi da nossa rival Argentina. O Maradona foi embora pra casa com quatro a zero da Alemanha, e mesmo assim foram exaltados pelos Argentinos e por que isso? Não, não é por que os argentinos são idiotas e sim porque o torcedor por mais ignorante que seja, sabe reconhecer como o seu time jogou e se apresentou um bom futebol ou não. O Maradona pode ter perdido feio, mas ele levou a maioria dos jogadores que a torcida argentina queria, recuperou o futebol argentino, bonito, e ainda fez seu show. Se o Dunga tivesse feito à mesma coisa, levado os craques que todos almejavam e tivesse perdido, não seria assim tão crucificado. Então, Dunga, injustiçado? Não. Só não fez o feijão com arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger