domingo, 2 de janeiro de 2011

Cruzeiro Esporte Clube, mais que um timão - 90 anos

Dia dois de janeiro de dois mil e onze, dia importante para mais de oito milhões apaixonados pelo mundo, dia em que, Cruzeiro Esporte Clube completa noventa anos de sua linda e contagiante história.

O time celeste foi fundado em janeiro de 1921, mas não possuía ainda este nome, e, portanto, nem celeste ainda era. O Cruzeiro de hoje possuía o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, porém foi pressionado a mudar o nome do clube a partir da Segunda Guerra Mundial, pois se fazia referencia aos inimigos do país, e assim nasceu, Cruzeiro Esporte Clube.

Por ser uma instituição de esporte e não apenas de futebol, o Cruzeiro tem o seu destaque também no atletismo, vôlei e bocha, mas o que chama a atenção é o futebol que hoje é reconhecido por vários em cada canto do mundo.

Nesses anos que passaram o que não faltou ao Cruzeiro foram histórias importantes e que marcaram cada torcedor celeste. Desde a primeira conquista ao maravilhoso ano de dois mil e três, onde o Cruzeiro foi e é o primeiro time brasileiro a conquistar a tríplice coroa, tendo assim, três campeonatos em um só ano, o Estadual, a Copa do Brasil e o Brasileiro.

Além dessa façanha, juntamente com o Grêmio, o Cruzeiro é o time brasileiro que mais tem o título da Copa do Brasil no currículo, e em dois mil e nove foi considerado pela a IFFHS, Federação Internacional de História e Estatística, o melhor time do século XX.

No ano de dois mil e dez que ficou pra trás tem poucos dias, o Cruzeiro teve uma campanha sólida, não faturou o Estadual, pois estava com a cabeça na Libertadores e viu seu rival sendo campeão – mas quem se importa ? – e acabou sendo eliminado da Liberta, pelo outro rival brasileiro, São Paulo, porém, o time celeste nunca morre, contratou-se um novo técnico e no comando de Cuca, o Cruzeiro ficou em segundo lugar no Brasileirão, por pouco, não foi o campeão, mas firmou ainda mais a tradição do time em estar sempre a frente nas competições.

Com duas Copa da Libertadores, duas Copa da Supercopa da Libertadores, uma Recopa Sul Americana, Copa Ouro, dois Campeonatos Brasileiros, quatro Copa do Brasil e vários outros títulos, hoje, o Cruzeiro é o maior de Minas.

Parabéns, Cruzeiro Esporte Clube, por mais um ano e que venha muitas glórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger