quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Será que só eu vejo isso?

Não vejo muita gente reclamando, apenas o meu pai quando vou assistir aos jogos com ele, não sei se é por que não vejo partidas de futebol com muitas pessoas, ou por que eu não debato muito sobre isso, mas a conclusão é a mesma, o futebol está de mal a pior, será que só eu vejo isso?

Para fugir desses jogos desastrosos do nosso futebol brasileiro – que é conhecido mundialmente como o melhor futebol, mas sim pelos jogadores que originaram – recorri aos jogos da Europa, andei acompanhando o Campeonato Italiano, Inglês, a Champions League e pra falar a verdade, não estou vendo muita diferença.

O futebol não é mais o mesmo como o daqueles do tempo antigo, e olha que nem sou tão velha e mesmo não podendo ter acompanhado ao vivo o futebol daquelas épocas, eu sinto falta dele.

O Brasil revelou grandes craques: Pelé, Zico, Bebeto, Reinaldo, Muller, Romário, Ronaldo e continua revelando grandes promessas, como Paulo Henrique Ganso, Neymar, Lucas, e que hoje podemos dizer que já são realidades no meio futebolístico. Porém vemos trabalho e êxito individual, pois coletivamente, dentro de campo, os times não só brasileiros, mas de vários campeonatos pelo mundo afora, tem deixado a desejar.

Não sei se é pela forma como concedeu o futebol, se tornando mais uma empresa, do que um “divertimento”, se tornando algo como uma espécie de “ganhar ou morrer”, passando em cima de tudo. Ou se é até mesmo a forma como se dão os esquemas táticos, a formação dos garotos nas categorias de bases e por aí vai.

E falando nisso, é incrível como eu sempre chego a este ponto, se vou falar de exportação, de futebol arte, de convocação, futuro, sempre caio nos trabalhos que os clubes e empresários exercem quando os jogadores ainda não se tornaram profissionais.

Com a inserção do empresário no futebol, o esporte tem melhorado muito, pois são estes agentes que no muito das vezes ajuda à carreira do atleta, mas deixando de olhar para o lado beneficente em relação ao jogador, vou para a parte onde acredito que seja o problema pelo nível do futebol ter diminuído tanto.

Com a mudança da lei do passe, os empresários se tornam praticamente dono do jogador, mandando-o cada vez mais cedo para o exterior, por isso perdemos a oportunidades de grandes jogadores poderem estar atuando no Brasil. Além do mais, os clubes não querem mais trabalhar tanto com a base, já que deixam de se beneficiar com o trabalho que é feito.

Essa seria a explicação para a péssima qualidade do futebol brasileiro, a bola não fica no chão, parecendo mais uma partida de vôlei. Fui assistir às partidas da Copa Santander Libertadores, uma das mais importantes, e não consegui sequer ver, este futebol mesquinho, sem toques bonitos, sem arte, sinceramente não dá.

Já em relação aos jogos da Europa, não entendo por que alguns têm caído tanto de nível, não sei se sou eu que estou dando azar assistindo apenas a jogos ruins, mas acredito que em clássicos não se tem essa presunção. Se nossos jogadores, craques, bons de bola, vão pra lá tão cedo, por que o futebol está ficando feio por lá também?

São questões que envolvem várias coisas, desde os clubes, a relação dos empresários, o jogador, o modelo atual de jogo, os esquemas taticamente. O problema específico, sinceramente, não sei, não sei. Mas enquanto continua assim, digo que não, quero o futebol de volta, de tempos bonitos e elegantes, de tempo de pura arte... Quem o levou daqui?

2 comentários:

  1. Olá e ai tudo bem?

    Futebol esta em baixo nivel tecnico por que na base nao trabalha-se tao bem com a garotada.
    Alem do mais,os jogadores tao muito mercenarios.

    Gostei do blog.
    Raramente vejo uma mulher comentar tão bem futebol(não é machismo,mas é que é raro mesmo *-*)

    Se puder visita:RIMAS DO PRETO

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem sim e você? Verdade, a base não trabalha tanto já que não vem lucrando com os atletas. Eu sei que é raro, rs. Obrigada. Vou visitar.

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger