quinta-feira, 22 de março de 2012

Tchau, tchau Neymar

Final de ano é sempre a mesma coisa. Qual jogador vai embora, qual vai chegar, qual reforço é mais eficaz, valorização, lucros e afins. E no ano de dois mil e onze não seria diferente. Santos teve como uma grande “contratação” a permanência de seu atacante Neymar, cogitado por vários clubes europeus.

A mídia brasileira festejou por um craque continuar abrilhantando o futebol brasileiro. A torcida santista ficou feliz porque sabe que, com Neymar em campo, boas jogadas serão quase certeiras. O próprio atacante e sua família ficaram felizes por permanecer no país de que tanto gostam. Só esqueceram que, apesar de muitos benefícios, um pesar seria inevitável.

Vamos sediar a Copa do Mundo em dois mil e catorze, e o time brasileiro está nada preparado. Mesmo testando mais de 100 jogadores, o técnico Mano Menezes não encontrou ainda uma base sólida. Neymar é um dos grandes nomes para essa Copa, mas jogando apenas com a experiência dos torneios brasileiros e latinos americano, não terá experiência para encarar os grandes mundiais.

“Neymar ficará no Brasil até a Copa do Mundo”, logo pensei: Que cilada! Como querem preparar um jovem para um evento de tal porte com apenas experiências brasileiras? E quando o nosso atacante topar com zagueiros mais “parrudos”, será que ele não sentirá a diferença?

Sim, Neymar Jr. ficando no Brasil e olhando por um ponto de vista regionalmente é maravilhoso. Mas para um país que pretende ganhar a próxima Copa, olvidaram de que o jogador precisaria mais de preparo, que infelizmente, só se ganha jogando “lá fora”.

Parece que o melhor time do mundo atualmente, Barcelona, está atrás do craque. Seria uma boa. Quem sabe o Neymar retornando ao Brasil, ensinaria os brasileiros o toque de bola catalão tão eficaz, que deixamos para trás.

No programa “Bem Amigos” no Sportv, o ex-jogador Careca, despertou o fato, alegando que o atacante santista teria de ir pra Europa urgente. Lamentavelmente só destacaram isso agora. Todavia, há tempo. É só esperar a janela de transferência abrir. E tchau, tchau, Neymar...

5 comentários:

  1. Não acredito que li isso!
    Jogador tem que ser seduzido a ficar no Brasil, maior celeiro futebolístico do mundo juntamente com o melhor campeonato nacional.

    A soberania europeia ocorre por causa disso, além da moeda há essa política de que na Europa se aprende a jogar futebol

    P.S: Quem era Robinho no Brasil, e quem é Robinho na Europa?

    ResponderExcluir
  2. Robinho apenas não deu sorte na Europa. Não aprendeu a jogar lá. Por isso que, quando chegou ao Santos, se destacou. É mais fácil jogar aqui do que lá. Não é complexo de inferioridade, aliás, odeio quando isso acontece. E não sou do tipo que desvaloriza o produto brasileiro. Mas é inevitável, e temos de admitir. O que é melhor? O Brasil ou o Mundo? Ou você acha que o Neymar vai saber jogar com apenas experiências brasileiras? Na Libertadores ano passado quando pegou uns caras mais fortes, já viu que não seria tão fácil. Preparar jogando só com jogadores brasileiros, é mais fácil. Mas na Copa do Mundo ele não vai encarar só brasileiros. E outra, futebol brasileiro tá lamentavel, ou você prefere ver uma Copa do Brasil, Brasileiro, enfim, a ver Champions League, o toque de bola é outro.

    ResponderExcluir
  3. "Robinho apenas não deu sorte na Europa. Não aprendeu a jogar lá. Por isso que, quando chegou ao Santos, se destacou"

    Sorte!? Desculpe, mas o que faltou foi competência, jogou em 3 países, não se firmou em nenhum!

    ". É mais fácil jogar aqui do que lá"
    Pra ser melhor do mundo tem de jogar na europa, pra jogar com os melhores do mundo tem de jogar na europa, pra receber mais,na europa.

    Campeonato Brasileiro, a diferença de pontos entre o 1º e o 10º é de no máx 15 pts.
    Compara com os campeonatos europeus.

    Chapions League é o único campeonato europeu que vc acompanha, pq ele é igual ao brasileiro.
    equilibrado e com chances proporcionais.

    ResponderExcluir
  4. Roberta,

    confesso que ainda não tenho segurança para firmar, ou defender uma tese sobre o assunto que jogador precisa ir para a europa para ganhar experiência. Ainda tenho algumas .

    Mas acho difícil Neymar ficar até a Copa, principalmente jogando como esta.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger